A programação desta sexta-feira (24) será a mais extensa da 20ª edição da Festa Literária Internacional de Pernambuco (Fliporto). As atividades começam logo pela manhã com a sessão infantil “Baú do Contador: Histórias com Magia”, conduzida por Rui Ramos, contador de histórias e mágico que promete encantar o público com narrativas lúdicas e interativas.
Às 15h, o festival promove um painel temático sobre a importância dos festivais literários na formação de leitores e escritores, reunindo autores e mediadores culturais para debater o papel desses encontros na difusão da literatura e na construção de novas gerações de leitores.
No fim da tarde, às 17h, ocorre o evento “A Língua que nos Une”, com a presença da homenageada do dia, Amélia Dalomba, além de Olinda Beja, José Manuel Diogo e Alexandre Faria. O momento celebra a riqueza da língua portuguesa e o intercâmbio entre autores dos países lusófonos.
Encerrando o dia, será feita a entrega do Prémio Literário Guerra Junqueiro Lusofonia Angola 2024 à escritora Amélia Dalomba, em reconhecimento à sua contribuição para a literatura africana de língua portuguesa.
O curador da Fliporto, Antônio Campos, destacou a relevância da sexta-feira dentro da programação:
“Este é um dia emblemático da Fliporto. Reunimos uma programação que valoriza a diversidade da nossa língua, aproxima gerações e reafirma o papel da literatura como ponte entre culturas. Homenagear Amélia Dalomba é celebrar a força da palavra em português em todas as suas expressões.”


