3 de novembro de 2025
Antônio Campos Cultura Fliporto

Antônio Campos visita a Fundação Livraria Lello no Mosteiro de Leça do Balio e antecipa a Fliporto Portugal

Na véspera da abertura oficial da Fliporto Portugal, o fundador e curador do festival, Antônio Campos, visitou esta terça-feira a Fundação Livraria Lello, instalada no emblemático Mosteiro de Leça do Balio, em Matosinhos. A visita contou com a presença de Rita Marques, presidente da Fundação, e Aveelina Ferraz, comissária da Fliporto Portugal, e de membros da equipa da Fundação, num encontro marcado pela partilha de ideias e pelo entusiasmo em torno do evento literário que começa amanhã.

Durante a passagem pelo Mosteiro, símbolo da história e da cultura portuguesa, foi sublinhado o caráter simbólico da realização da primeira edição internacional da Fliporto, que celebra 20 anos de existência no Brasil e se estreia agora em Portugal, reforçando a ligação cultural entre os dois países e todo o universo lusófono.

Antônio Campos destacou que a chegada da Fliporto ao território português “é um sonho que se concretiza num espaço que representa a força da palavra, do livro e da memória coletiva”. Já os representantes da Fundação Livraria Lello manifestaram “orgulho em acolher um evento que transcende fronteiras e une a literatura em língua portuguesa num mesmo palco”.

A Fliporto Portugal arranca amanhã, 22 de outubro, e decorrerá até 25 de outubro, reunindo autores, pensadores e artistas de vários países da lusofonia, num programa que combina debates, homenagens e encontros literários no Mosteiro de Leça do Balio, um dos cenários mais inspiradores da região norte.

A literatura lusófona prepara-se, assim, para um encontro histórico, onde as páginas ganham vida e as palavras constroem pontes entre continentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X