Blog do Antônio Campos Blog Fliporto Antônio Campos, advogado, escritor e curador da Fliporto, recebe medalha de Comendador da UBE e relembra trajetória da feira literária
Fliporto

Antônio Campos, advogado, escritor e curador da Fliporto, recebe medalha de Comendador da UBE e relembra trajetória da feira literária

O advogado e escritor Antônio Campos, curador da Festa Literária Internacional de Pernambuco (Fliporto), recebeu, nesta sexta-feira (14) a Medalha de Comendador concedida pela União Brasileira de Escritores (UBE). A distinção reconhece sua atuação na promoção da literatura, na defesa da cultura e no fortalecimento do cenário literário pernambucano. A entrega ocorreu durante a mesa de abertura da Fliporto Literária, com a presença de autoridades, familiares dos homenageados e convidados, além de performances e homenagens especiais.

Na ocasião, em que Antônio Campos fez um discurso relembrando marcos importantes da história da Fliporto, criada há duas décadas, e mencionou alguns dos inúmeros escritores e personalidades culturais que já participaram da feira ao longo de sua trajetória.

Em sua fala, Antônio destacou o compromisso da Fliporto com a formação de leitores, a valorização do livro e o estímulo ao debate intelectual. “A Fliporto se consolidou como um espaço plural, que atravessou gerações e ajudou a projetar Pernambuco no circuito das grandes festas literárias”, afirmou.

A abertura marcou o início de mais uma edição do evento, que segue com programação diversa nos próximos dias, reunindo público, autores e amantes da literatura.

Os homenageados desta edição são dois grandes poetas pernambucanos: Carlos Pena Filho (1929–1960) e Mário Hélio (1960–2022). De gerações distintas, ambos têm o Recife como fonte de inspiração.

Neste sabado (15), às 20h, com entrada gratuita,  o Teatro Luiz Mendonça recebe a peça “Carlos Pena e Miró Cantam o Recife”, escrita por Ronaldo Correia de Brito. Um espetáculo que une poesia, música e teatro para homenagear duas vozes que traduzem a alma da cidade: Carlos Pena Filho e Miró da Muribeca.

Com Bell Puã, Marco Salomão e Carlos Filho, o espetáculo promete emocionar e celebrar o Recife em toda sua força criativa, humana e cultural.

Dirigido por Ronaldo Correia de Brito, o espetáculo presta homenagem aos dois grandes nomes da poesia pernambucana que são também os homenageados da Fliporto 2025: Carlos Pena Filho e Miró da Muribeca. A montagem reúne músicos, atores e declamadores num tributo que une literatura, música e teatro, recriando no palco a força poética e a atmosfera lírica do Recife retratado nas obras destes autores.

Com duração de cerca de 70 minutos, a apresentação propõe um mergulho sensorial na poesia e na cultura popular, exaltando a palavra viva e a musicalidade do texto poético. A iniciativa integra a programação que marca as duas décadas da Fliporto, reafirmando o evento como um dos principais espaços de diálogo e celebração da literatura no Brasil e no mundo lusófono.

Com uma programação ampla e maior parte gratuita, o evento ocupará diversos equipamentos culturais do parque. A Galeria Janete Costa sedia a Fliporto Arte, mostra coletiva com 23 espaços de galerias e artistas individuais. O público também poderá conferir palestras, exposições, debates e experiências gastronômicas durante todo o fim de semana.

O encerramento da Fliporto, no domingo (16), às 19h30, traz a performance “Poética pela Alma de Dom Hélder”, apresentada pelo poeta Marco Polo Guimarães, e a roda de poesias “O Dom da Paz”, com textos inspirados no legado do arcebispo Dom Hélder Câmara.

Além da programação literária, o evento promove a Fliporto Cordel, em parceria com a Editora Impeh, reunindo violeiros e prestando homenagem ao cordelista paraibano Chico Pedrosa.

Serviço

Fliporto 2025
Quando: desta quinta-feira (13) até domingo (16)
Parque Dona Lindu, Boa Viagem, Recife.
Entrada gratuita (programação literária)
Fliporto Arte: ingressos R$ 17,50 via Sympla
sympla.com.br/evento/fliporto-festa-literaria-internacional-de-pernambuco/3196529
Mais informações: fliporto.com.br | @fliporto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile