30 de julho de 2025
Antônio Campos Cultura Notícias

#OcupeCineOlinda

O Cine Olinda precisa ser priorizado.
Na semana de 9 a 15 de junho, aconteceu um importante e respeitado evento: o Cine PE, no Teatro do Parque e no Cine São Luiz.

Tão importante quanto a revitalização do Cine São Luiz é também revitalizar o Cine Olinda, que já recebeu tantos recursos, promessas e falsas inaugurações por parte de gestões municipais de Olinda.
Trata-se de um equipamento cultural cuja solução é simples, apesar de problemas na execução contratual. Mesmo assim, permanece fechado há mais de 20 anos.

Quando fui presidente da Fundaj, tentei que a instituição assumisse a operação do Cine Olinda, dada sua experiência na administração de cinemas e na gestão de uma programação cultural ativa em três equipamentos. No entanto, a iniciativa não avançou devido a entraves políticos menores da Prefeitura de Olinda, responsável pela gestão do espaço.
A Fundarpe, por sua vez, lançou mais de uma vez editais para a revitalização do Cine Olinda, sem, contudo, executar a obra ou colocar o cinema em funcionamento.

Uma das soluções que devem ser consideradas é a concessão da exploração do equipamento, com a finalização da obra e o compromisso de manter uma programação cultural permanente — diante da falta de recursos do Município de Olinda.
Vamos ocupar o Cine Olinda e reivindicar sua reabertura!

#OcupeCineOlinda
Olinda, 23 de junho de 2025.

Antônio Campos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X