A Festa Literária Internacional de Pernambuco (Fliporto) chega à sua 20ª edição entre os dias 13 e 16 de novembro, no Parque Dona Lindu, em Recife, e terá como um dos destaques a celebração dos 420 anos de Dom Quixote, clássico de Miguel de Cervantes.
O renomado cervantista Francisco Dacal foi convidado para ministrar a palestra “Dom Quixote 420 anos, Personagens Patrimônio Cultural da Humanidade”, aprofundando reflexões sobre a obra que atravessa séculos como um marco da literatura mundial.
Na Espanha, está em curso um movimento para que Dom Quixote e Sancho Pança sejam reconhecidos pela UNESCO como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, iniciativa que, segundo o curador da Fliporto, Antônio Campos, terá também o apoio e engajamento da festa literária pernambucana.
“A Fliporto sempre buscou dialogar com os grandes clássicos universais e, neste ano em que celebra 20 anos, tem a honra de se associar a esse movimento internacional de reconhecimento da imortalidade de Dom Quixote e Sancho Pança. Quixote é um símbolo atemporal nesses tempos em que a tecnologia está fazendo o humano sonhar menos”, destacou Antônio Campos.


